Certificado Digital e-CNPJ A1 para Emissão de Notas MEI
Se você quer emitir notas utilizando nosso sistema Sempre Digital, leia esse conteúdo com ATENÇÃO!
O que é e para que serve o certificado digital?
O certificado digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital – que possui uma validade jurídica – e que garante maior proteção às transações eletrônicas e os serviços via internet. Serve também para que as pessoas assinem digitalmente arquivos e documentos digitais, identificando-se através desse certificado. A tecnologia de um certificado existe para garantir segurança, confidencialidade, autenticidade e integridade às informações eletrônicas.
De modo mais simples e específico, é como uma ‘carteira de identidade eletrônica’ que garante a identidade das partes envolvidas em transações virtuais.
Para você, Microempreendedor Individual (MEI), a principal necessidade de obter um certificado digital é simples: assinatura de notas fiscais. Simplesmente não é possível emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e) sem um certificado digital.
Como obter meu certificado digital?
Você pode adquirir um certificado digital em qualquer certificadora digital. Nós temos uma parceria com a Sempre Certificadora, onde você pode obter um certificado digital clicando aqui.
Porém, não basta comprar o certificado digital, existem algumas etapas a serem feitas após a compra que são indispensáveis:
- Validação presencial do certificado digital – Apresentação dos documentos originais da empresa e seu representante legal, coleta de biometria, fotografia pessoal e assinatura;
- Emissão do certificado digital A1 – você receberá um e-mail com detalhes para a emissão do seu certificado digital. Se tiver alguma dificuldade, assista este vídeo;
- Fazer cópia de segurança do certificado digital A1 – MUITO IMPORTANTE. Para saber como fazer, assista este vídeo. É com esse arquivo que você irá conseguir emitir notas fiscais no sistema Sempre Digital.
Depois de ter seu arquivo do certificado digital, você precisará fazer seu credenciamento junto à Secretaria da Fazenda de seu estado. Para maiores detalhes sobre esse assunto, leia Credenciamento na Sefaz.